Atenção apodienses quero informar que meu próximo livro intitulado de “PATRONOS, ACADÊMICOS E SÓCIOS CORRESPONDENTES DA ACADEMIA APODIENSE DE LETRAS” já está no prelo, com 162 páginas. A capa será em policromia e logo, logo estará à venda na cidade de Apodi, cujo valor de cada exemplar será de R$ 30.00. Vá juntando um dinheirinhos para comprar a minha obra literária que será de suma importância para o Apodi.
JOTA MARIA - 13/06/10 - ESTE BLOG FAZ PARTE DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS
JOTAEMESHON
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN
RN AQUI
SOBRE O RESPONSÁVEL DESTE BLOG
terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
domingo, 5 de outubro de 2014
EU ACREDITO 100% NA EXISTÊNCIA DE DEUS
DEUS sempre esteve ao meu lado e por diversas vezes
senti sua presença bem próximo a mim, me livrando de covardia e inveja de
alguns companheiros. Se não fosse Ele, não seria o que sou e com certeza
já estaria no andar de cima. A minha maior prova da existência de Deus se
deu em 1987 quando estava na sala de aula do Curso de Formação de
Cabo, no CFAP, em Natal. Naquele ano havia participado do concurso de Formação
de Sargentos. Liguei para o COPOM do 2º BPM, Mossoró e o telefonista me
informou que eu não havia sido aprovado. Tudo bem, veio o Curso de Formação de
Cabos e fui aprovado. Indo para Natal e com um mês participando do CFC.
No dia 3 de julho daquele ano o instrutor era o Tenente KLÉCIUS, o qual
mandou que o Soldado RIDINHA, este arquivista do CFAP fosse buscar a
pasta de parte. Ridinha que também era aluno cabo foi até o arquivo e trouxe as
partes de 1986, daí o instrutor disse para o mesmo que queria as partes de
1987. Ele vai até a sargenteação, retornando em seguida trazendo
as partes do ano mencionado. Era apenas 20 laudas, como o CFC/87 continha
51 alunos cabos, 31 não tiveram direito aos documentos, cujo objetivo era
que o aluno transcrevesse em seu caderno. Na realidade, não fiz nenhuma
ação para conseguir uma das laudas, tendo em vista que na época já
servia como escrivão ad-hoc e era responsável pela elaboração da documentação
do Destacamento Policial Militar de Apodi. Ao terminar a aula do tenente
Klécius o mesmo recolheu as partes e mandou que Ridinha deixasse-as no mesmo
local. Na instrução seguinte o instrutor não compareceu, daí os alunos
ficaram com aula vaga, porém, um dos alunos não havia devolvido uma das
partes e passou a copiá-la em seu caderno e ao terminar
passou para o companheiro ao lado e daí continuou até essa parte chegasse ao
meu companheiro de cadeira. Quando o mesmo estava a transcrevendo, dei
uma olhadinha e avistei meu nome, daí fiquei curioso em ler aquele documento,
cujo documento era endereçada ao comandante do 2º BPM
e teor dizia que o aluno Cabo José Maria havia sido aprovado no CFS
e até aquela data ainda não havia comparecido no CFAP. Naquele instante imaginei
que tratava-se de uma brincadeira de algum companheiro e não dei muita a
atenção, mas não poderia ser uma brincadeira porque era assinada
pelo Major Salatiel, Comandante do CFAP. Veio a próxima aula, cujo
instrutor era tenente NOGUEIRA. Ele chega e passa a ministraras suas
instruções e eu fiquei no espaço, sem saber o que fazer,
pensava em mostrar aquele documento, mas imaginava na
possibilidade de não ser nada oficial, daí a gozação ia ser grande.
Quando estava bem próximo do fim da aula resolvi mostrar aquela parte ao
instrutor e o mesmo ao ler disse; DANADO É VOCÊ, PENSAVA QUE TIVESSE MORRIDO.
Em seguida ele me apresentou ao comandante do CFAP , o qual, junto com seus
auxiliares passaram a pesquisar os boletins. Depois de mais de uma hora o mesmo
determinou que o Sargento Paulo me conduzisse até a sala de Aula do CFS.
PORTANTO, meus
companheiros DEUS existe e nesse episódio ele fez de tudo para desfazer uma
covardia em meu desfavor, digo assim, caso na época tivesse eu cometido uma
besteira, com certeza uma guarnição do 2º BPM teria
deslocado até Apodi para me prender, porém, como se tratava de uma coisa boa ao
meu favor, quem sabe que o comandante deve ter até rasgado e jogado no lixo
aquela parte. Com certeza rasgou, haja vista quando
estava de serviço no Batalhão 30 de Setembro passava a noite pesquisado os
boletins e demais documentos do arquivo do
Batalhão e nunca encontrei o referido documento.
Antes desse
episódio já acreditava firmemente em DEUS, porém, depois dele, passei
acreditar 100 por cento na existência DELE e naquele instante fiz um pacto com
Ele, de nunca bater em seu ninguém, de dividir toda a arrecadação lícita do
Destacamento, por igual com os meus subordinados e graças a Deus exerci a
função de Delegado de Polícia e Comandante de Destacamento em várias cidades do
Oeste Potiguar e cumpri rigorosamente esse pacto. Deus e quem trabalhou comigo
sabe disso. Com certeza para DEUS fui o
máximo, porém, para alguns desses companheiros que foram beneficiados, fui um otário.
Depois descobri que muitos superiores, iguais e subordinados me tachava de
babaca. Agora eu digo, babaca são vocês... Sou subtenente sem apoio nem de
políticos e nem de oficiais, e sim, apenas agradeço ao querido e amado
DEUS – NOSSO PAI TODO PODOROSO.
STPM JOTA MARIA, AMIGO DE TODAS ÀS HORAS, HONESTO,
HUMILDE E SINCERO; AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO E ACREDITO 100 POR CENTO
NA EXISTÊNCIA DE DEUS
REFLEXÕES
A soberba faz com que o homem se
julgue superior a todos os seus semelhantes e não admite que ninguém possa
rivalizar-se com ele em seus predicados ou talentos. Geralmente, a soberba é
criada juntamente com o crescimento da fortuna ou poder. Quer saber quem é
aquele pobre coitado, de lhe poder. A ostentação do luxo desenfreado, na ância
de aparecer sempre brilhante aos olhos de todos. O desejo incontido de
dominar o mundo, eis o que faz inflar o coração do prepotente. Esquece
ele que é mortal, que um dia verá reduzida a pó a sua própria pompa e que será
reencarnado, quem sabe, em país como a Somália e de uma família bem pobrezinha,
tudo para que venha saber o quanto é ruim ser soberba. A Lei Divina não falha.
Às vezes as pessoas comentam - há! Não existe Lei Divina, tendo em vista que
fulano de Tal durante a sua vida aqui na
terra só fez o mal e morreu numa boa. É aí que está o perigo e a comprovação
que tal pessoa cometeu graves erros e terá que retornar a terra para
pagar todos os seus erros, sendo uma pobre pessoa e que os prepotentes façam de
tudo para o perturbá-lo. Ninguém nasce aleijado por uma péssima gozada, e
sim, quando alguém nasce com aleijo, com certeza ele, em outras vidas aleijou
alguém.
Tudo passa neste mundo. Os impérios mais
poderosos e mais rutilantes do passado estão, hoje, sepultados em suas próprias
ruínas. Os castelos suntuosos, onde reis imponentes e cortesãos, vaidosos
viveram no meio de mil deslumbrantes, mostram nos seus escombros o que vale a
soberba.
A soberba afasta o homem de Deus e
ninguém é nada, nem aqui, nem no andar de cima. E ela encontra amargo e
profundo castigo no primeiro tropeço, na primeira queda. O ser humano soberbo
apenas sabe viver enquanto está por cima de tudo. Basta descer um degrau de seu
poderio para que se desespere totalmente, capaz de cometer perversidade
até mesmo contra si mesmo, se suicidando ou matando o próprio pai e sinta humilhado, esquecendo ele que por
diversas vezes humilhou várias pessoas, sem nenhum motivo. Sou humilde, porém,
não pense que jamais acertarei ser humilhado.
Com certeza tenho meus erros e com o
maior prazer espero quitá-los aqui mesmo, quem sabe o que tu está fazendo
comigo não seja exatamente o pagamento de parte da dívida, daí aí fico feliz e
até faço comemoração, igualzinho quando termino de quitar o pagamento de um
objeto parcelado em várias parcelas e sempre fico feliz quando pago a última,
enquanto, o soberbo, não quita e quando cobrado, mostra a prepotência e faz
severas ameaças e se o cobrador insistir na cobrança será assassinado.
Lembre-se: O BOM COBRADOR EM SUA MAIORIA É PÉSSIMO PAGADOR, ENQUANTO, O RUIM COBRADOR É EXCELENTE QUITADOR. AMO
A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. VOCÊ PODE NÃO ACREDITAR, MAS
DEUS SABE MUITO BEM QUE EU NUNCA FIZ O MAL A NINGUÉM; JÁ TRAI ALGUÉM, PORÉM,
ESPERO TER A RECOMPENSA, TENDO EM VISTA QUE FOI POR AMOR; NUNCA PROCUREI UMA
MULHER POR UM ÚNICO MOTIVO: DE QUERER ACHAR O GOSTOSÃO, E SIM, PELA FORÇA DO
AMOR E POR PURA INSISTÊNCIA DA MESMA; TALVEZ DOS 10 MANDAMENTOS O 9 VAI COMPLICAR MEU JULGAMENTO PERANTE A LEI
DIVIDA. GOSTARIA MUITO DE SER JULGADO AQUI MESMO, MAS QUEM SABE É DEUS.
DELEGACIAS
1 - DAME – DEL. ESP. DE ARMAS, MUNIÇÕES E
EXPLOSIVOS.
2 - DEA - DELEGACIA ESPECIALIZADA DE
ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE INFRATOR.
3 - DEATUR / DEPREMA - DELEGACIA ESPECIALIZADA EM
ASSISTÊNCIA AO TURISTA E MEIO AMBIENTE.
4 - DEAV - DELEGACIA ESPECIA.EM ACIDENTES DE
VEÍCULOS
5 - DEC - DELEGACIA ESPECIALIZADA DE COSTUMES
6 - DECAP - DELEGACIA ESPECIALIZADA DE
CAPITURAS
7 - DECON - DELEGACIA ESP. DE DEFESA DO
CONSUMIDOR
8- DEAM ZS - DELEGACIA ESPEC. EM DEFESA DA
MULHER
9 - DEAM ZN- DELEGACIA ESPEC. EM DEFESA DA
MULHER
181 - DEDEPP - DELEGACIA ESPECIALIZADA EM DEFESA
DO PATRIMÔNIO PÚBLICO
10 - DEFD - DEL ESP. EM FALSIFICAÇÕES E
DEFRAUDAÇÕES
11 -
DEFUR - DELEGACIA ESPECIALIZADA EM FURTOS E
ROUBOS
12 - DEHOM - DELEGACIA ESPECIALIZADA DE
HOMICÍDIOS
185 - DEPROV - DELEGACIA ESPECIALIZADA DE DEFESA
DA PROPRIEDADE DE VEÍCULOS E CARGAS
13 -
DENARC - DELEGACIA DE NARCÓTICOS
14 - DECIDA - DELEGACIA DO CIDADÃO
15 - DCA - DELEGACIA ESPECIALIZADA DA CRIANÇA
E DO ADOLESCENTE
16 -
DEAM DE PARNAMIRIM
17–
DEAM DE CAICÓ
18 - DELEGACIA ESPECIALIZADA DE HOMICÍDIO DE MOSSORÓ
19 - DELEGACIA ESP. DE ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE DE MOSSORÓ
20– D.ESP. EM FALSIFICAÇÕES E DEFRAUDAÇÕES DE MOSSORÓ
21-
DELEGACIA ESPEC. DE FURTOS E ROUBOS DE MOSSORÓ
22 - DELEGACIA ESPEC. EM DEFESA DA MULHER DE MOSSORÓ
23 - DELEGACIA ESPECIALIZADA DE NARCÓTICO DE MOSSORÓ
198
- DELEGACIA GERAL DE POLÍCIA
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
Para pesquisar os assuntos dos 60 blogs e mais de 2
mil links já instalados no PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, resgatando um pouquinho da História do
Estado do Rio Grande do Norte se tornou uma árdua missão, porém, não
impossível. Para chegarmos esses dados, tive que viajar para quase todos os
municípios potiguares, gastando dinheiro com transporte, alimentação, dormida,
além de ter comprado revistas, jornais, livros, cadernos, lápis, papéis, cd’s, dv’s, pendrives,
computadores, scanes, impressoras e câmeras fotográficas e seis anos de
Internet, além de gatos com digitação,
cartões,informativos e Xerox, somando
tudo, com certeza já ultrapassa mais de 30 mil reais, sem um centavo de retorno
e sem nenhum reconhecimento e o pior, com poucos acesso, apesar de mais de 4
milhões de visitas, porém, em mais de 2 mil endereços eletrônicos na WEB,
equivalente apenas 1500 acessos por página, muito pouco para um trabalho cultural e histórico. Para você ter uma ideia como não vale nada lutar em prol da cultura, a
prova disso está no meu trabalho na Internet, do qual já deveria ter sido
reconhecido e com um montão de visitas,
Mas pelo contrário,pouquíssimos acessos e
já fui severamente ameaçado por alguns formados analfabetos e soberbos,
conforme posso comprovar através de comentários feitos pelos próprios
criticadores, cujos estão gravados
e guardados no meu arquivo. Por diversas vezes fui e sou mal atendido e tachado
de besta, louco, babaca,
lesado, velho, doido, entre outras ofensas, porém, tudo isso não passa de pura
inveja, tendo em vista que eles só
fazem coisas pensando em ganhar dinheiro e aparecer na mídia, cujas duas coisas
nem sequer passa pela minha imaginação, e sim, apenas estou fazendo aquilo que gosto, ou seja, meu hobby
domingo, 28 de setembro de 2014
terça-feira, 30 de abril de 2013
“UMA PESSOA PODE ENGANAR O MUNDO TODO, MAS NÃO POR MUITO TEMPO”
RAIMUNDO MARINHO PINTO
(Esmiuçador de Biografias e de
Fatos Históricos)
Email:raimundomarinhopinto@bol.com.br
Na década de 1950, aconteceu um
episódio histórico, envolvendo o historiador LUIZ DA CÂMARA CASCUDO e um
estudante de direito.
O rapaz encontrara Cascudo no
Rio de Janeiro, num restaurante, e, ao ser interpelado por este, sobre se era
filho de Hermes Lima, respondera brincando que sim.
Cascudo saudou-o efusivamente:
“Sou amigo do seu pai; quando for a Natal me procure”. O estudante se chamava
Bartolomeu, era um boêmio criativo, gostava da farra e da hilaridade. Tinha um
amigo companheiro de aventura um médico, cearense rico, bonachão, seu
confidente de brincadeiras e armações, conhecido como Dr. Bié. O espírito da
coisa era enganar pessoas maduras e importantes, passando-se por alguém ou
filho de alguém importante, somente com o intuito de gozar a boa fé e inocência
dos outros.
Era uma fantasia, mas que podia
trazer consequências desastrosas, se por acaso falhasse o plano que Bartolomeu
montava com o apoio moral e financeiro do Dr.Bié, folclórico personagem da
boêmia de Fortaleza. Não era o caso de golpe ou de vigarice. Era uma
brincadeira boêmia, sem requinte de maldade, que não dava prejuízo a ninguém, a
não ser como no caso de Natal, onde não deu certo para nenhuma das partes
envolvidas.
Bartolomeu com brincadeiras com
o Dr.Bié: “Vou a Natal pregar um trote em Dr. Cascudinho. Espero por você lá
para pagar as contas que vou fazer, e depois o acompanho ate Fortaleza”.
O estudante chamava-se
Bartolomeu dos Santos, mas identificou-se na cidade de Natal como Bartolomeu
Lima, suposto filho do grande mestre de direito e político esquerdista, Hermes
Lima, que viria ser mais tarde primeiro-ministro do governo João Goulart, no
regime parlamentarista, ministro do exterior e do supremo tribunal federal.
Bartolomeu chegando a Natal
procurou o mestre Luiz da Câmara Cascudo, sendo recebido pomposamente. Cascudo
ofereceu-lhe um jantar, em sua residência. Serviu-lhe um bom vinho e um
especial conhaque espanhol. Cercou-o dos seus melhores convivas. Convidou os
amigos importantes para homenagear o filho do seu velho companheiro Hermes
Lima.
Bartolomeu era uma figura
inteligente. Conhecia literatura. Declarava os grandes poetas. Memória
privilegiada repetia integralmente crônicas famosa de Rubem Braga, sobre uma
“caçada de pacas”.
O rapaz agradou tanto aos
convidados de Cascudo, que no dia seguinte era convidado por Américo de
Oliveira Costa, então Secretário Geral do Estado, para almoçar no “Granada Bar”
uma deliciosa lagosta, irrigada de vinhos, francês, tendo como convidados Edgar
Barbosa e Antonio Pinto de Medeiros, que ouviriam a memorização da crônica do
velho Rubem.
Depois de conhecer e conversar
com outras figuras ilustres da cidade, durante o dia, Bartolomeu à noite
refestelava-se nos salões de Maria Boa, ouvindo o piano de Paulo Lira, tomando
bom uísque, cercado por damas bonitas e elegantes. Ali ele dizia: ”Aqui quem
paga sou eu”.
Certo que contava com a chegada
do seu amigo rico, no final de semana de tanta festa e recepção. Para tanto,
preparou a embaixada de músicos e novos amigos para recepcioná-lo no aeroporto.
Convocou o tocador de sanfona Zé Menininho e os seus novos conhecidos de
boêmia, Roberto Freire e Luiz de Barros. Foi uma decepção. Dr.Bié não chegou,
nem, mandou recado.
Voltando para os braços da
noite e da bonita mulher que o aguardava em Maria Boa, caiu em sono profundo.
Sua companhia de noitadas, por experiência, inspecionou-lhe o bolso do palito.
Não encontrou dinheiro, nem cheque. Apenas uma identidade com um sobrenome
diferente e a filiação também.
Acordada a dona da pensão,
Maria Boa, esta convocou a policia. Ai começou o calvário do venturoso
Bartolomeu, personagem das noites cariocas e dos trotes, das gozações, das
armações, enganações. Estava preso para pagar uma dívida de três noites de
muito uísque, jantares e indenização ás meninas que ficaram à sua disposição.
Certo dia chega um informe da
delegacia de ordem política e social, que ficava na Ribeira, no prédio da
antiga chefatura de policia. Dizia à informação que um estudante de direito,
preso, precisava da presença de um repórter, para prestar esclarecimento a
respeito de sua detenção.
Dirigiu-se ao local, papel e
caneta à mão. O repórter Ticiano Duarte do Diário de Natal deparou-se com um
jovem simpático, comunicativo, alegre, detido numa das salas da delegacia.
Ao ver o repórter, foi logo
dizendo: ”Meu caro repórter, sou estudante de direito, estou aqui numa situação
desconfortável”.
E passou a narrar sua aventura,
que deu lugar a uma longa e interessante reportagem, sobre incidente envolvendo
pessoas ilustres da cidade, inclusive nosso querido mestre Luiz da Câmara
cascudo.
Entregou uma carta pedindo
desculpas à cidade. Reconhecendo o crime que cometera. A falta imperdoável.
Cascudo não merecia o seu gesto irresponsável: “O meu crime é internacional.
Cascudo é um homem do mundo, respeitado e admirado”.
A cidade o perdoou, o governo
Sylvio Pedrosa mandou dar-lhe a passagem de volta e deixá-lo no aeroporto, sob
a guarda da polícia civil. E pediu que Edilson Varela (jornalista) parasse
com as noticias sobre
Bartolomeu, que tanto constrangerá: Cascudo. O mestre que não queria nem ouvir
falar na história do filho de Hermes Lima.
Não se sobe mais noticia de
Bartolomeu dos Santos, das suas fanfarreadas, bravatas e audácias que
enriqueceram o folclore da boêmia da cidade.
Moral da história, “Uma pessoa
pode enganar o mundo todo, mas não por muito tempo”.
Fonte: Anotações do meu caderno
– Ti ciano Duarte.
Assinar:
Postagens (Atom)
BIBLIOGRAFIA
Quem sou eu
- José Maria das Chagas
- ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
YOUTUBE
JOTA MARIA
PORTAL TERR@S POTIGUARES NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 17 BLOGS, 1483 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1506 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!
NOSSA TV
MUSICALMENTE
DEUS
AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO
ARIVANE TAXISTA
TRANSPORTE ALTERNATIVO - APODI-MOSSORÓ - VIAGENS ESPECIAIS. FONE: (84) 9155-8589 E (84} 9632 - 5198
Relógio (hora oficial de Brasilia).
STPM JOTA MARIA
POLÍCIA MILITAR RN
BIOGRAFIA
CONHEÇA A HISTÓRIA DE NOSSA QUERIDA E AMADA TERRA DE SANTA LUZIA
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
NORDESTE: INDÚSTRIA DA SECAHá 15 anos
-
-
-
-
-
JOTAEMESHON WHAKYSHON
PMRN
JÚLIA
TE AMO
WHAKYSHON
JÚLIA
-
-
-
-
-
-
-
-
-
ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE IPUEIRA-RNHá 15 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
MAISHá 12 anos
-
-
-
-
-
NORDESTE: INDÚSTRIA DA SECAHá 15 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
JOTA JÚNIOR
STPM JOTA MARIA
JULLYETTH E MOISÉS
LINK JÚLIA MELISSA
KELLY CRISTINA




