JOTAEMESHON

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 68 BLOGS E MAIS DE 3 MIL LINKS – STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA, JOTA JÚNIOR E JÚLIA MELISSA – MOSSORÓ-RN

terça-feira, 30 de abril de 2013

“UMA PESSOA PODE ENGANAR O MUNDO TODO, MAS NÃO POR MUITO TEMPO”



RAIMUNDO MARINHO PINTO
 (Esmiuçador de Biografias e de Fatos Históricos)
Email:raimundomarinhopinto@bol.com.br
Na década de 1950, aconteceu um episódio histórico, envolvendo o historiador LUIZ DA CÂMARA CASCUDO e um estudante de direito.
O rapaz encontrara Cascudo no Rio de Janeiro, num restaurante, e, ao ser interpelado por este, sobre se era filho de Hermes Lima, respondera brincando que sim.
Cascudo saudou-o efusivamente: “Sou amigo do seu pai; quando for a Natal me procure”. O estudante se chamava Bartolomeu, era um boêmio criativo, gostava da farra e da hilaridade. Tinha um amigo companheiro de aventura um médico, cearense rico, bonachão, seu confidente de brincadeiras e armações, conhecido como Dr. Bié. O espírito da coisa era enganar pessoas maduras e importantes, passando-se por alguém ou filho de alguém importante, somente com o intuito de gozar a boa fé e inocência dos outros.
Era uma fantasia, mas que podia trazer consequências desastrosas, se por acaso falhasse o plano que Bartolomeu montava com o apoio moral e financeiro do Dr.Bié, folclórico personagem da boêmia de Fortaleza. Não era o caso de golpe ou de vigarice. Era uma brincadeira boêmia, sem requinte de maldade, que não dava prejuízo a ninguém, a não ser como no caso de Natal, onde não deu certo para nenhuma das partes envolvidas.
Bartolomeu com brincadeiras com o Dr.Bié: “Vou a Natal pregar um trote em Dr. Cascudinho. Espero por você lá para pagar as contas que vou fazer, e depois o acompanho ate Fortaleza”.
O estudante chamava-se Bartolomeu dos Santos, mas identificou-se na cidade de Natal como Bartolomeu Lima, suposto filho do grande mestre de direito e político esquerdista, Hermes Lima, que viria ser mais tarde primeiro-ministro do governo João Goulart, no regime parlamentarista, ministro do exterior e do supremo tribunal federal.
Bartolomeu chegando a Natal procurou o mestre Luiz da Câmara Cascudo, sendo recebido pomposamente. Cascudo ofereceu-lhe um jantar, em sua residência. Serviu-lhe um bom vinho e um especial conhaque espanhol. Cercou-o dos seus melhores convivas. Convidou os amigos importantes para homenagear o filho do seu velho companheiro Hermes Lima.
Bartolomeu era uma figura inteligente. Conhecia literatura. Declarava os grandes poetas. Memória privilegiada repetia integralmente crônicas famosa de Rubem Braga, sobre uma “caçada de pacas”.
O rapaz agradou tanto aos convidados de Cascudo, que no dia seguinte era convidado por Américo de Oliveira Costa, então Secretário Geral do Estado, para almoçar no “Granada Bar” uma deliciosa lagosta, irrigada de vinhos, francês, tendo como convidados Edgar Barbosa e Antonio Pinto de Medeiros, que ouviriam a memorização da crônica do velho Rubem.
Depois de conhecer e conversar com outras figuras ilustres da cidade, durante o dia, Bartolomeu à noite refestelava-se nos salões de Maria Boa, ouvindo o piano de Paulo Lira, tomando bom uísque, cercado por damas bonitas e elegantes. Ali ele dizia: ”Aqui quem paga sou eu”.
Certo que contava com a chegada do seu amigo rico, no final de semana de tanta festa e recepção. Para tanto, preparou a embaixada de músicos e novos amigos para recepcioná-lo no aeroporto. Convocou o tocador de sanfona Zé Menininho e os seus novos conhecidos de boêmia, Roberto Freire e Luiz de Barros. Foi uma decepção. Dr.Bié não chegou, nem, mandou recado.
Voltando para os braços da noite e da bonita mulher que o aguardava em Maria Boa, caiu em sono profundo. Sua companhia de noitadas, por experiência, inspecionou-lhe o bolso do palito. Não encontrou dinheiro, nem cheque. Apenas uma identidade com um sobrenome diferente e a filiação também.
Acordada a dona da pensão, Maria Boa, esta convocou a policia. Ai começou o calvário do venturoso Bartolomeu, personagem das noites cariocas e dos trotes, das gozações, das armações, enganações. Estava preso para pagar uma dívida de três noites de muito uísque, jantares e indenização ás meninas que ficaram à sua disposição.
Certo dia chega um informe da delegacia de ordem política e social, que ficava na Ribeira, no prédio da antiga chefatura de policia. Dizia à informação que um estudante de direito, preso, precisava da presença de um repórter, para prestar esclarecimento a respeito de sua detenção.
Dirigiu-se ao local, papel e caneta à mão. O repórter Ticiano Duarte do Diário de Natal deparou-se com um jovem simpático, comunicativo, alegre, detido numa das salas da delegacia.
Ao ver o repórter, foi logo dizendo: ”Meu caro repórter, sou estudante de direito, estou aqui numa situação desconfortável”.
E passou a narrar sua aventura, que deu lugar a uma longa e interessante reportagem, sobre incidente envolvendo pessoas ilustres da cidade, inclusive nosso querido mestre Luiz da Câmara cascudo.
Entregou uma carta pedindo desculpas à cidade. Reconhecendo o crime que cometera. A falta imperdoável. Cascudo não merecia o seu gesto irresponsável: “O meu crime é internacional. Cascudo é um homem do mundo, respeitado e admirado”.
A cidade o perdoou, o governo Sylvio Pedrosa mandou dar-lhe a passagem de volta e deixá-lo no aeroporto, sob a guarda da polícia civil. E pediu que Edilson Varela (jornalista) parasse
com as noticias sobre Bartolomeu, que tanto constrangerá: Cascudo. O mestre que não queria nem ouvir falar na história do filho de Hermes Lima.
Não se sobe mais noticia de Bartolomeu dos Santos, das suas fanfarreadas, bravatas e audácias que enriqueceram o folclore da boêmia da cidade.
Moral da história, “Uma pessoa pode enganar o mundo todo, mas não por muito tempo”.
Fonte: Anotações do meu caderno – Ti ciano Duarte.

Um comentário:

  1. hahaha história sensacional, amei muito Natal sou do Paraná

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

YOUTUBE

YOUTUBE
JOTA MARIA

PORTAL TERR@S POTIGUARES NEWS

PORTAL TERR@S POTIGUARES  NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 17 BLOGS, 1483 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1506 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

DEUS

DEUS
AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO

ARIVANE TAXISTA

ARIVANE TAXISTA
TRANSPORTE ALTERNATIVO - APODI-MOSSORÓ - VIAGENS ESPECIAIS. FONE: (84) 9155-8589 E (84} 9632 - 5198

Relógio (hora oficial de Brasilia).

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
POLÍCIA MILITAR RN

CONHEÇA A HISTÓRIA DE NOSSA QUERIDA E AMADA TERRA DE SANTA LUZIA

JOTAEMESHON WHAKYSHON

JOTAEMESHON WHAKYSHON

PMRN

JÚLIA

JÚLIA
TE AMO

WHAKYSHON

WHAKYSHON

JÚLIA

JOTA JÚNIOR

JOTA JÚNIOR

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA

JULLYETTH E MOISÉS

JULLYETTH E MOISÉS

LINK JÚLIA MELISSA

KELLY CRISTINA

KELLY CRISTINA

POLÍCIA MILITAR

Minha lista de blogs

CONTADOR DE VISITA

visitas