JOTAEMESHON

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS – STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA, JOTA JÚNIOR E JÚLIA MELISSA – MOSSORÓ-RN

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN

SOBRE O RESPONSÁVEL DESTE BLOG

domingo, 20 de junho de 2010

A impunidade, o trampolim para mais insegurança no país

Raimundo Marinho Pinto

A impunidade, o trampolim para mais insegurança no país

De início quero no momento louvar e parabenizar a CNBB, Dioceses, Igrejas e seus idealizadores pela importante escolha do tema da Campanha da Fraternidade “A paz é fruto da justiça”, Fraternidade e Segurança Pública.

Justamente, estamos no momento mais agudo de insegurança e de injustiça em nosso país. A cantora e compositora Nara leão, disse uma frase em uma entrevista de um programa de televisão que, para mídia, a boa notícia é a mal notícia. É verdade, estar mais que patente. Confesso quando vou ler os jornal ou revistas as notícias são de arrepiar, quando ligo a televisão vejo as notícias e senas chocantes de violência, que me deixam triste. Fico me perguntando pra que isso meu Deus? São tantas violências por roubos, assaltos, de toda natureza, sequestros com reféns, latrocínios, estupros, pedofilia por abuso sexual, tráfegos de drogas e armas, pistolagem, confrontos de sem terras com proprietários, confrontos de gangues por disputa de ponto drogas, traficantes com traficantes por disputa de poder, confronto de torcidas organizadas de futebol com rivais, confronto de camelôs com policiais, grupos de extermínio por facção, manifestantes que tocam fogo em ônibus e patrimônios públicos e de particulares, agressão à natureza, pai mata filho, filho mata pai, irmãos matam irmãos, adolescentes no caminho das drogas e práticas de delitos de toda ordem, crianças e idosos serem espancados por babás, embora que na sua maioria não praticam esses tipos de violências, pelo contrário, são pessoas dignas e honestas que prestam relevantes serviços a milhares de famílias brasileiras. Aproveito o dia internacional da mulher para parabenizar a todas as babás como mulheres, filhas mães, esposas e avôs e demais mulheres deste país pelas suas conquistas e pelo o que elas representam.

Além desses crimes e delitos, existem os outros de corrupção e de corruptores que parece que já virou moda. Mas de uns anos para cá a coisa desandou, tem sido escândalos de corrupção, um seguido atrás do outro. Outros que estão para serem abortados a qualquer hora do dia. Foram manchete os escândalos da CPI dos Bingos, encabeçado por Valdomiro Diniz, o escândalo do Mensalão, encabeçado por Marcos Valério e mais 39 surrupiadores que embolsaram milhões, escândalo da Cueca do Irmão do Genuíno, escândalo das sanguessugas que surrupiaram o dinheiro da saúde que está na UTI, o escândalo do Banqueiro Daniel Dantas, o escândalo do Mensalinho arquitetado pelo astucioso Severino Cavalcanti, o escândalo do espantoso Castelo, de sete mil e quinhentos metros quadrados, e avaliado por 25 milhões de reais, do Deputado Edmar Moreira.

Uma pergunta os surrupiadores foram presos e devolveram os milhões aos cofres públicos que, estão faltando para saúde, escolas, segurança e habitação para mais de oito milhões de pessoas pobres sem moradias? Para reflexão.

No ano que passou aconteceu um caso de uma senhora pobre, mãe de uma filha de quatro anos de idade, desempregada e separada do seu companheiro. Ela foi denunciada, presa, humilde e filmada pelas câmaras por ter tentado levar um pote de margarina no valor de R$ 3,00 de um supermercado no Rio de Janeiro. Na presença do delegado a pobre mulher confessou que, por não ter o dinheiro caiu na fraqueza de levar a margarina para temperar a comida da sua pequena filha. Mesmo assim, não justifica um erro com outro erro, ou seja, não procede esse tipo de procedimento, mesmo em situação desesperadora que se encontrava essa senhora. Aliás, o estabelecimento comercial não teve prejuízo porque logo o gerente foi rápido em tomar das mãos da senhora o produto. Faltou o bom senso deste gerente e atitude desnecessária para chegar esse a ponto lamentável e revoltante. Não quero fazer nenhum juízo de valor ao proprietário do supermercado, por não conhecer e muito menos a sua vida pessoal, uma pergunta, quem tem a certeza que esse cidadão procede com honestidade em repassar os impostos que ele recolhe dos seus fregueses consumidores para os cofres públicos? Para reflexão.

Quando tomei conhecimento desse episódio através da televisão, veio logo em minha lembrança o que costuma dizer o nosso conhecido repórter e vereador Otaniel Maia que em seu programa de rádio que, cadeia foi feita pra três Ps, pobre, preto e puta. Para reflexão.

Vivenciamos todos os dias o clamor da população, pedindo as autoridades medidas de leis mais rígidas e que se façam justiças as vítimas pelos crimes sofridos pelos autores dos crimes comuns, hediondos e de colarinho branco.

A quem devemos recorrer? Nós acomodados por motivos óbvios, poucos a denunciar, a imprensa cumpre com o seu papel, as polícias fazem o que podem, o judiciário aguarda os denunciantes para poderem se pronunciar pela condenação ou pela a absolvição do acusado. Agora só resta a autoridade maior o presidente da república, mas pelos fatos e a realidade o senhor presidente não está nem aí, ou seja, não está preocupado com crimes ou corrupção neste país. A preocupação do presidente é estar em cima de palanque fazendo campanha eleitoral e com ironias, contando histórias de marolinhas pra cá e moralinhas pra lá e com outras ironias que gosta de fazer para se popularizar. Para reflexão. Na época dos escândalos do mensalão os parlamentares da oposição e dos seus aliados pediram explicação e algumas providências para alguma coisa que fosse feita e desse uma resposta a nação. O que ele disse apenas que não sabia, não tinha visto nada, não conversou com os companheiros e disse que tinha sido um ato de aloprados. Não levantou uma palha se quer para colocar os aloprados na cadeia e pelo menos para devolverem os milhões que foram surrupiados dos cofres públicos.

O Congresso Nacional na UTI como bem disse o ex-presidente do senado o senador Garibaldi Alves Filho – PMDB do RN, em entrevista ao jornalista Otávio Cabral em Abril de 2008, nas tradicionais “Páginas Amarelas” da Veja. Ainda disse mais que, “As reformas não saem por falta de coragem, que é coisa de estadista. E falta estadista no país”. Para reflexão.

O combatível Senador Pedro Simon do PMDB do Rio Grande do Sul, considerado uma referencia da ética e da moralidade política deste país, sempre com indignação na tribuna do Senado em seus pronunciamentos tem repudiado desvios de condutas e de comportamentos anti-éticos não só de determinados seguimentos da sociedade, mas da classe política, inclusive de companheiros de seu próprio partido o PMDB que, se dobra as conveniências do palácio do governo, para se contentarem com cargos em ministérios e carguinhos aqui e ali. Apesar de ele ser católico praticante e devoto de São Francisco de Assis, não concorda com é dando que se recebe, ou seja, o toma-lá-da-cá. Também o Senador costuma dizer que o chefe da nação se referindo ao presidente Lula, devia dar exemplo aos brasileiros e não levar por esse caminho da corrupção, e ainda como gosta de fazer bate com o dedo indicador na mesa da tribuna, dizendo o presidente está errado. Para reflexão. Dizia o saudoso Dr. Ulysses Guimarães que, “A corrupção é como o cupim, que corroe a democracia”.

O corajoso Senador Jarbas Vasconcelos do PMDB de Pernambuco concedeu uma entrevista nas “Páginas Amarelas” da Veja, edição 18/02/2008 e a Tribuna do Senado reafirmando o que disse sem tirar uma vírgula, que a maioria dos congressistas estão envolvidos até a medula em corrupção com complacência do palácio do planalto. O pronunciamento do Senador na tribuna do Senado durou três horas, poucos colegas tiveram a coragem de apartear, outros ficaram ouvindo com as suas barbas de molho. Veja alguns trechos na entrevista do senador:

Para o senhor, o governo é medíocre e a oposição é medíocre. Então há uma mediocrização geral de toda a classe política? Isso mesmo. A classe política hoje é totalmente medíocre. E não é só em Brasília. Prefeitos, vereadores, deputados estaduais também fazem o mais fácil, apelam para o clientelismo. Na política brasileira de hoje, em vez de se construir uma estrada, apela-se para o atalho. É mais fácil.

Por que há essa banalização dos escândalos? O escândalo chocava até cinco ou seis anos atrás. A corrupção sempre existiu, ninguém pode dizer que foi inventada por Lula ou pelo PT. Mas é fato que o comportamento do governo Lula contribui para essa banalização.

É possível mudar essa situação? É possível, mas será um processo longo, não é para esta geração. Não é só mudar nomes, é mudar práticas. A corrupção é um câncer que se impregnou no corpo da política e precisa ser extirpado. Não dá para extirpar tudo de uma vez, mas é preciso começar a encarar o problema.

O ex-ministro da justiça, o jurista Paulo Brosard de Souza Pinto, natural do Rio Grande do Sul e da terrinha do Senador Pedro Simon, quando ele assumiu o ministério da justiça no governo do presidente José Sarney, na época após o momento de sua posse como ministro o que é de praxe, foi entrevistado na presença de um batalhão de jornalistas de todos os estados da federação, me lembro como fosse hoje, uma jornalista da Manchete do Rio de Janeiro fez a seguinte pergunta; Senhor ministro Vossa Excelência vai criar mais leis? Ele respondeu naquela calma dele que é peculiar que não. Porque não era necessário porque já existem muitas leis boas no Brasil, só falta serem aplicadas. Essa foi a resposta do ex-ministro Paulo Brosard de Souza Pinto. Para reflexão.

O experimentado jornalista Tarcísio Holanda de Saboia costuma dizer em suas entrevistas com personalidade de expressão que, as leis em nosso país foram feitas para serem interpretadas de acordo com o momento, conveniências ou pressão popular. Para reflexão.

Sempre tenho lido e ouvido frases que diz que, “O uso do cachimbo faz a boca ficar torta”, moral da história, o problema de nosso país é a impunidade. Estão abusando da nossa democracia que reconquistamos com tantas lutas, suor, lágrimas, sangue, perseguições, torturas, desaparecimentos de pessoas, cassação de mandatos, suspensões de direitos políticos, e mais de quatro mil pessoas que foram mortas durante o regime da ditadura militar que, durou vinte anos. Eu fui uma das vítimas, em fevereiro de 1969, fui fichado no SNI – Serviço Nacional de Informações – Brasília-DF, como “Protagonista do MDB”. Depois em outra oportunidade irei dizer como aconteceu. Na época, o presidente era o Marechal Costa e Silva.

Portanto, “a impunidade, o trampolim para mais insegurança no país”. Para reflexão do leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

YOUTUBE

YOUTUBE
JOTA MARIA

PORTAL TERR@S POTIGUARES NEWS

PORTAL TERR@S POTIGUARES  NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 17 BLOGS, 1483 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1506 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

DEUS

DEUS
AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO

ARIVANE TAXISTA

ARIVANE TAXISTA
TRANSPORTE ALTERNATIVO - APODI-MOSSORÓ - VIAGENS ESPECIAIS. FONE: (84) 9155-8589 E (84} 9632 - 5198

Relógio (hora oficial de Brasilia).

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
POLÍCIA MILITAR RN

CONHEÇA A HISTÓRIA DE NOSSA QUERIDA E AMADA TERRA DE SANTA LUZIA

JOTAEMESHON WHAKYSHON

JOTAEMESHON WHAKYSHON

PMRN

JÚLIA

JÚLIA
TE AMO

WHAKYSHON

WHAKYSHON

JÚLIA

JOTA JÚNIOR

JOTA JÚNIOR

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA

JULLYETTH E MOISÉS

JULLYETTH E MOISÉS

LINK JÚLIA MELISSA

KELLY CRISTINA

KELLY CRISTINA

POLÍCIA MILITAR

Minha lista de blogs

CONTADOR DE VISITA

visitas