JOTAEMESHON

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS – STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA, JOTA JÚNIOR E JÚLIA MELISSA – MOSSORÓ-RN

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN

SOBRE O RESPONSÁVEL DESTE BLOG

domingo, 20 de junho de 2010

Um sigilo de 40 anos, porque só agora revelado?

Um sigilo de 40 anos, porque só agora revelado?

Depoimento:

Raimundo Marinho Pinto

Secretário Geral do PMDB de Apodi-RN

Em janeiro de 1969, na época da Ditadura Militar, durante o governo do Marechal Arthur da Costa e Silva, fui informado que minha pessoa estava fichado no SNI – Serviço Nacional de Informações, como “Protagonista do MDB” aqui em Apodi. Além de minha pessoa, também fichado o meu inesquecível amigo e companheiro e autêntico militante do velho MDB de guerra, José Jeronyldes Cabral, conhecido por Zé Cabral do Correio. O motivo: eu, como “protagonista do MDB”, acusado por influenciar pessoas para aderirem ao programa do partido do MDB. Justamente, na época, eu recomendava as pessoas a se filiarem no partido do MDB e lutarem para podermos romper o cerco da ditadura militar. Zé Cabral foi pelo fato dele ouvir, através da Rádio BBC de Londres, um programa do governo de Fidel Castro, considerado pelo Regime Militar como simpatizante de idéias comunistas.

Fui informado de tudo isso, através do meu tio Moacir Marinho Maia, irmão de minha querida mãe que Deus já levou para o céu. Na época, eu tinha 24 anos de idade e ainda era solteiro, ou seja, com todo gás da juventude, sem medo dos tanques e das baionetas dos generais detentores da repressão. Por coincidência ou ironia do destino, o meu tio residia em Brasília-DF, desde os anos 60 e era funcionário público federal do Ministério da Agricultura. Nessa época o Ministro da Agricultura era Ivo Arzua Pereira e o Governo de Costa e Silva. Tio Moacir era uma pessoa educada e de conversa equilibrada, fácil de fazer amizades, o que contribuiu para ele ganhar a credibilidade até mesmo de pessoas do alto escalão. Ele conheceu um coronel do exército, seu vizinho, como regra da hierarquia, identificado por Coutinho. Esse coronel era lotado no órgão do SNI e administrador do setor. Certo dia, o coronel ao se encontrar com meu tio durante uma conversa, falou: “Maia (como ele chamava meu tio) tem duas pessoas naturais de Apodi-RN fichadas em observações no SNI”. O meu tio ficou curioso para saber quem eram as pessoas. O coronel, no momento, não soube dizer quem eram, mas se comprometeu que logo fosse ao departamento iria anotar os nomes para informá-lo. No dia seguinte, tio Moacir ficou na cola do Coronel Coutinho e quando o coronel informou quem eram e os motivos, de imediato tio Moacir confidenciou ao seu amigo coronel que as pessoas ele conhecia, inclusive uma delas era seu sobrinho e a outra era um amigo conhecido de uma família conceituada de Apodi. De início o coronel procurou tranqüilizar a Tio Moacir, dizendo que ia interceder para tirar os nomes do fichário, mas numa condição de ficar em sigilo pelo tempo necessário, porque se tratava de um caso delicado em que todos os envolvidos, direto ou indiretamente, corriam o risco de serem punidas, principalmente ele na condição de encarregado do setor. Tio Moacir se comprometeu em guardar sigilo. Finalmente o coronel conseguiu o que prometeu. Foi assim que tio Moacir falou detalhadamente quando esteve comigo. Ele recomendou sigilo e disse que eu tivesse cuidado por que os generais estavam “botando para moer” e ele não ia ter um amigo coronel do exército por toda a sua vida.

Nunca me esqueci do que ele disse com relação a esse episódio. Mas, mesmo assim, continuei no MDB e fiz parte da luta como tantos outros companheiros que sacrificaram suas vidas, foram vítimas de perseguições de toda ordem, torturados, mutilados e outros até mortos pelos algozes dos “reles” da ditadura militar. O nosso objetivo era conquistar a democracia e conseguimos. Para se ter uma idéia, na época da repressão do regime militar, o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, foi proibido de cantar a música “Samarica Parteira”. O Bispo Católico de Olinda e Recife-PE, Dom Elder Câmara e o Arquiteto Oscar Niemayer não podiam aparecer em nenhum órgão de imprensa escrita ou falada. A mesma imprensa era obrigada a veicular “slogan” de interesse do governo, do tipo: “Brasil, ame-o ou deixei-o”. Como dizia o bravo e saudoso Dr. Ulysses Guimarães, era um tempo de chumbo, dos tanques, fuzis e baionetas da ditadura militar.

Todos que citei, envolvidos nesse episódio, já faleceram, com exceção a minha pessoa que, estou contando a história como aconteceu, revelando, assim, um sigilo de 40 anos, pois não vejo mais nenhum perigo. A “odisséia” não terminou aqui, devido o nosso espaço ser limitado, contarei outro episódio que aconteceu comigo em 1984, no governo do General João Batista Figueiredo, aquele que dizia que gostava mais do cheiro do suor do cavalo dele do que de povo. Aguardem na próxima edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

YOUTUBE

YOUTUBE
JOTA MARIA

PORTAL TERR@S POTIGUARES NEWS

PORTAL TERR@S POTIGUARES  NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 17 BLOGS, 1483 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1506 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

DEUS

DEUS
AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO

ARIVANE TAXISTA

ARIVANE TAXISTA
TRANSPORTE ALTERNATIVO - APODI-MOSSORÓ - VIAGENS ESPECIAIS. FONE: (84) 9155-8589 E (84} 9632 - 5198

Relógio (hora oficial de Brasilia).

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
POLÍCIA MILITAR RN

CONHEÇA A HISTÓRIA DE NOSSA QUERIDA E AMADA TERRA DE SANTA LUZIA

JOTAEMESHON WHAKYSHON

JOTAEMESHON WHAKYSHON

PMRN

JÚLIA

JÚLIA
TE AMO

WHAKYSHON

WHAKYSHON

JÚLIA

JOTA JÚNIOR

JOTA JÚNIOR

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA

JULLYETTH E MOISÉS

JULLYETTH E MOISÉS

LINK JÚLIA MELISSA

KELLY CRISTINA

KELLY CRISTINA

POLÍCIA MILITAR

Minha lista de blogs

CONTADOR DE VISITA

visitas